Pó
Nessa série de fotografias, Mariana Palma usa de base para as suas composições a poeira recolhida durante o primeiro ano de pandemia, é ela quem faz a sustentação dos signos que se sobrepõem. Fazendo uma analogia ao tempo que se junta em cantos, dentro, fora e também atravessa, a poeira aqui parece permitir o existir ao mesmo tempo o condenar; confere às composições um renascimento a partir do que - ao olhos desavisados- são restos. Partículas de pó, cabelo, pêlos. O invisível e sujo aos olhos permite ao que se encontra em primeiro plano adquirir uma aura de renascimento e, também, resiliência.
O acúmulo e passagem do tempo traduzido pelo acúmulo da poeira cria pequenas fossas, buracos negros de onde parecem surgir os objetos e também onde eles residem. Distinguir os tempos de cada um, do pó às conchas, flores e frutas é um desafio. O que veio primeiro ou por último é um dos pilares intrínsecos à produção.
As composições que em sua maioria dialogam com o existir entre meios (tempo, pessoas situações) e sugerem uma invasão entre corpos, comprovam também que existir em meio ao caos é uma sugestão ou saída à sobrevivência. A partir do conceito de Ser-no-mundo (Dasein)*, de Heidegger, o mundo é o contexto e os seres existem como possibilidades. A liberdade, dentro da fenomenologia, é quem cria a narrativa.
Com forte referência ao Vanitas, estilo de pintura produzido entre os séculos XVI e XVII onde as composições visavam comprovar a transitoriedade da vida, mesclando símbolos de efemeridade e morte, as fotografias de Mariana Palma exploram esse espaço de memória presente e póstuma. As fotografias servem como um memento mori orgânico.
Partindo de referências da pintura clássica, a transposição para a imagem fotográfica resgata elementos vivos e mortos e explora justamente essa alternância entre eles. Há uma busca, como no fazer fotográfico, de congelar esse momento onde as coisas são, mas ainda habitam em um lugar de estranheza.
*Heidegger, M. (2012). Ser e tempo. (F. Castilho Trad.). Campinas: Editora da Unicamp, Petrópolis: Vozes (Original publicado em 1927).
In this series of photographs, Mariana Palma uses the dust - collected during the first year of the pandemic - as the basis for her compositions; it is this dust that supports the overlapping signs. Making an analogy to time that gathers in corners, inside, outside, and also crosses, the dust here seems to allow the existence at the same time as condemning it; it gives the compositions a rebirth from what - to the unaware eye - are remains. Particles of dust, hair, hairs. What is invisible and dirty to the eye allows what is in the foreground to acquire an aura of rebirth and, also, resilience.
The accumulation and passage of time translated by the accumulation of dust creates small pits, black holes from which objects seem to emerge and also where they reside. Distinguishing the times of each one, from dust to shells, flowers and fruits is a challenge. What came first or last is one of the intrinsic pillars of the production.
The compositions that in their majority dialogue with the existence between means (time, people, situations) and suggest an invasion between bodies, also prove that existing in the midst of chaos is a suggestion or a way out for survival. From Heidegger’s concept of Being-in-the-world (Dasein)*, the world is the context and beings exist as possibilities. Freedom, within phenomenology, is the one who creates the narrative.
With a strong reference to Vanitas, a painting style produced between the 16th and 17th centuries where compositions aimed to prove the transitoriness of life, mixing symbols of ephemerality and death, Mariana Palma’s photographs explore this space of present and posthumous memory. The photographs serve as an organic memento mori.
Starting from references in classical painting, the transposition to the photographic image rescues living and dead elements and explores precisely this alternation between them. There is a search, as in photographic making, to freeze that moment where things are, but still dwell in a place of strangeness.
*Heidegger, M. (2012). Being and time. (F. Castilho Trad.). Campinas: Editora da Unicamp, Petrópolis: Vozes (Original published in 1927).