A Matéria Translúcida da Imagem
No novo trabalho de Mariana Palma, a imagem não é apenas o que se vê — é o que vibra entre camadas. Uma caixa de luz serve como corpo para a aparição: sobre ela, dois tecidos — cetim e chiffon — estendem-se como véus tensionados, onde se deposita uma imagem que só se revela plenamente na fricção entre as superfícies. A transparência, elemento que já tensiona suas telas e fotografias, aqui ganha corpo físico, tridimensional. A justaposição entre os tecidos cria zonas de fusão, onde a luz atravessa, refrata, mistura e embriaga o olhar.
A cena que se forma é uma natureza-morta contemporânea: um teatro silencioso de restos e relíquias — plantas secas, conchas, poeira, gelo, mel, tecidos, peixes, crustáceos. São elementos de origens díspares que, reunidos, instauram uma ordem própria, um microcosmo delirante que se descola do real e roça o fantasmagórico. Como uma imagem holográfica, essa composição não é fixa: ela muda com o ponto de vista, com a incidência da luz, com a forma como os tecidos se tocam. O olhar nunca captura tudo, ele sempre escorrega entre planos.
Esse trabalho prolonga e intensifica a pesquisa de Mariana sobre a construção da imagem como fenômeno óptico e sensível. Não se trata de representar o mundo, mas de convocar aparições. A caixa de luz torna-se um dispositivo ritual, um altar para a imagem que pulsa entre o visível e o intangível. A transparência, longe de significar clareza, opera aqui como um convite ao enigma — uma profundidade feita de camadas finas, de matéria e de luz.
In Mariana Palma’s new body of work, the image is not only what is seen — it is what vibrates between layers. A lightbox serves as the body of the apparition: over it, two fabrics — satin and chiffon — stretch like tensioned veils, upon which an image is deposited, revealing itself fully only through the friction between surfaces. Transparency, an element that already permeates her paintings and photographs, here gains physical, three-dimensional form. The juxtaposition of fabrics creates zones of fusion where light passes through, refracts, blends, and intoxicates the gaze.
The resulting scene is a contemporary still life: a silent theater of remnants and relics — dried plants, shells, dust, ice, honey, fabrics, fish, crustaceans. These elements, drawn from disparate origins, come together to form their own order, a delirious microcosm that drifts away from reality and brushes the phantasmagoric. Like a holographic image, this composition is never fixed: it shifts with the viewer’s position, the incidence of light, the way the fabrics touch. The gaze never captures everything — it always slips between planes.
This work extends and intensifies Mariana’s ongoing exploration of the image as both optical and sensorial phenomenon. It is not about representing the world, but about summoning apparitions. The lightbox becomes a ritual device — an altar for the image that pulses between the visible and the intangible. Transparency, far from signifying clarity, here operates as an invitation to enigma — a depth made of thin layers, of matter and of light.