Cianotipia
Assim como em suas pinturas, as fotografias de Mariana Palma abordam a interpenetração de corpos. Flores, folhas, frutas e conchas, sobre superfícies de poeira, óleo e leite, se tocam e atritam dando origem a novas possibilidades. Em seus trabalhos em cianotipia, processo de impressão fotográfica em tons azuis, cuja origem é associada à fotógrafa e botânica inglesa Anna Atkins, a artista se apropria dos padrões criados em suas séries anteriores e resgata uma técnica centenária originalmente utilizada para representar elementos da natureza. Evidenciando detalhes destas composições, Mariana Palma produz amálgamas que provocam ilusões de sensações táteis e seduzem o olho do espectador a desvendar suas profusões de camadas.
Just as in her paintings, Mariana Palma's photographs deal with the interpenetration of bodies. Flowers, leaves, fruits and shells, on surfaces of dust, oil and milk, touch and rub each other, giving rise to new possibilities. In her works in cyanotype, a photographic printing process in blue tones, whose origin is associated with the English photographer and botanist Anna Atkins, the artist appropriates the patterns created in her previous series and rescues a century-old technique originally used to represent elements of nature. By highlighting details of these compositions, Mariana Palma produces amalgams that provoke illusions of tactile sensations and seduce the viewer's eye to unveil its profusion of layers.