Aquarelas
Em suas aquarelas, Mariana Palma justapõe elementos orgânicos. Como sugere Priscyla Gomes, curadora da exposição Lumina (2020) “Os seus motivos incluem referências à pintura flamenga do século XVII, que Palma tem estudado e observado desde os primeiros tempos da sua formação artística. Suas aquarelas compõem sínteses improváveis entre elementos de diferentes origens, ao mesmo tempo em que destacam uma certa leveza de toque e fragilidade típica das naturezas-mortas holandesas.
Há uma interação de híbridos inesperados à medida que Palma aprimora o rigor de seu desenho e escolhas sutis de cores. No conjunto, há claros sinais de sedução, muitas vezes explicitamente demonstrados pela confirmação de frutos abertos a mostrarem as suas estrias. Outras vezes, a natureza das formas refere-se à interação e união de pares homem-mulher. Metaforicamente, apaixonar-se envolve um aumento gradual de tensões e fusões à medida que os corpos se unem, impulsionados pela cor que lhes confere um ar vivaz.”
In her watercolors, Mariana Palma juxtaposes organic elements. As suggested by Priscyla Gomes, curator of the exhibition Lumina (2020) “Her motifs include references to 17th-century Flemish painting, which Palma has been studying and observing ever ince the early days of her artistic education. Her watercolors compose improbable syntheses between elements from different origins while highlighting a certain lightness of touch and fragility that is typical of Dutch still lifes.
There is an interplay of unexpected hybrids as Palma hones the rigor of her drawing and subtle coloring choices. In the whole, there are clear signs of seduction, often explicitly shown by the confirmation of fruits opened out to show their striations. At other times, the nature of forms refers to interacting male-female pairs coupling and joining. Metaphorically, falling in love involves a gradual buildup of tensions and fusions as bodies come together, boosted by color lending them a vivacious air.”